Fisica Eletrica - Cargas Eletricas


Eletrização

Introdução

As primeiras descobertas das quais se tem notícia, relacionadas com fenômenos elétricos, foram feitas pelos gregos, na Antiguidade. O filósofo e matematico Thales, que vivia na cidade de Mileto no século VI a.C., observou que um pedaço de âmbar*, após ser atritado com uma pele de animal, adquiria a propriedade de atrair corpos leves (como pedaços de palha e sementes de grama).

Somente cerca de 2000 anos mais tarde é que começaram a ser feitas observações sistemáticas e cuidadosas de fenômenos elétricos, destacando-se os trabalhos do médico inglês W. Gilbert. Este cientista observou que vários outros corpos, ao serem atritados, se comportavam como o âmbar e que a atração exercida por eles se manifestava sobre qualquer outro corpo, mesmo que este não fosse leve.

Como a palavra grega correspondente a âmbar é eléctron, Gilbert passou a usar o termo "eletrizado" ao se referir àqueles corpos que se comportavam como o âmbar, surgindo assim as expressões "eletrização", "eletricidade" etc.

Modernamente sabemos que todas as substâncias podem apresentar comportamento semelhante ao âmbar, isso é, podem ser eletrizadas ao serem atritadas com outra substância. Por exemplo?

uma régua de plástico se eletriza ao ser atritada com seda e atrai um bola de isopor;


um pente se eletriza ao ser atritado nos cabelos de uma pessoa e atrai estes cabelos;


ou um filete de àgua; uma roupa de náilon se eletriza ao se atritar com nosso corpo;



Carga Positiva e Carga Negativa

Realizando-se experiências com vários corpos eletrizados, verificou-se que eles podem ser separados em dois grupos distintos:

1º GRUPO - constituído pelos corpos que têm comportamento igual ao de uma barra de vidro atritada com seda. Verifica-se que todos os corpos eletrizados deste grupo repelem-se uns aos outros. Diz-se que estes corpos estão eletrizados positivamente ou que, ao serem atritados, adquiriram uma carga elétrica positiva.


2º GRUPO - constituído pelos corpos que se comportam como uma barra de borracha atritada com uma pedaço de lã. Verifica-se também que todos os corpos deste grupo repelem-se uns aos outros, mas atraem os corpos de grupo anterior. Dizemos que os corpos deste 2º GRUPO estão eletrizados negativamente ou que possuem carga negativa.


Chegamos, portanto, à seguinte conclusão:

existem dois tipos de cargas elétricas: cargas positivas e cargas negativas. As cargas elétricas de mesmo nome (mesmo sinal) se repelem e as cargas de nomes contrários (sinais contrários) se atraem.




0 comentários:

Total de visualizações de página

Marcadores