Conheça um Pouco sobre alguns dos mais conhecidos Contribuidores da Física Elétrica


 Voce que estuda, com certeza já ouviu alguns desses nomes, se não ouviu com certeza vai ouvir, são todos grandes contribuidores da Física Elétrica.


Benjamim Franklin (1706-1790)

Um dos homens mais conhecidos e admirados na segunda metade do século XVII nos Estados Unidos. Nascido em Boston, Franklin teve uma infância dificil e aos 12 anos já trabalhava como impressor. Mais tarde tornou-se jornalista, ampliou suas atividades e em 1748 começou a se dedicar ao estudo da ciência. Embora tenha se dedicado a estas atividades durante pouco tempo, pois logo passou a se preocupar com a política, deve-se a Franklin a inveção de vários aparelhos, entre eles pára-raios. Em sua carreira política, Franklin teve oportunidade de lutar na gurra da independência das Colônias Americanas (Estados Unidos) contra a Inglaterra, tornando-se um verdadeiro herói nacional.


Charles Augustin de Coulomb (1736-1806)

Nasceu um angoulême, na Françã, e é conhecido principalmente pela formulação da lei que traz o seu nome. Como engenhiro militar, Counlomb trabalhou durante nove anos na Índia. Retornando à França, dedicou-se às pesquisas cientificas, tendo inventado a balança de Coulomb, dispositivo que lhe permitiu medir as forças elétricas com enorme precisão, levando-o a estabelecer sua célebre lei. Coulomb desenvolveu pesguisas também em outros campos: sobre o atrito nas máquinas, elasticidade dos metais, fibras de seda etc. A unidade de carga elétrica no Sistema Internacional recebeu o nome de Coulomb em sua homenagem.


Michael Faraday (1791-1867)

Físico experimental inglês de grande renome, Faraday iniciou sua carreira como vendedor de livros. Ele próprio afirmava que sua educação consistiu "em pouco mais do que ler, escrever e rudimentos de matemática" em uma escola primária comum. Assistindo a algumas conferências de Sir Humphrey Davy na Real Academia de Londres, passou a se interessar pelas pesquisas científicas, começando, sozinho, a estudar Quimica. Em 1813, foi admitido por Davy como seu assistente na Real Academia, iniciando uma brilhante carreira que o transformaria em um dos maiores físicos experimentais da história. São numerosas suas contribuições para o desenvolvimento da Quimica, do Magnetismo, da Eletricidade e da Ótica. Faraday foi também um excelente conferencista e possuía o dom de explicar com simplicidade os resultados das suas pesquisas para os não-cientistas.

Alessandro Volta (1745-1827)

Físico italiano que recebeu o título de conde, dado por Napoleão, pelos trabalhos que desenvolveu no campo da Eletricidade. Professor na Universidade de Pavia, ele mostrou que os efeitos elétricos observados por Galvani, com pernas de rãs, eram realmente produzidos pelo contato entre dois metais e não devidos a uma espécie de eletricidade animal, como Galvani acreditava. Este estudo levou-o à descoberta da pilha que tomou o nome de pilha de Volta e que o levou à celebridade.

André-Marie Ampère (1775-1836)

Físico francês, nascido em Lyon, foi um dos fundadores do Eletromagnetismo. Crianã prodígio que dominava a Matemática aos 12 anos, tornou-se mais tarde professor desta disciplina, além de lecionar também Física e Quimica em escolas superiores de seu país. Embora não fosse um estudioso sitemático, Ampère desenvolveu uma grande obra em seus momentos de brilhante inspiração. Além de estabelecer uma lei fundamental do Eletromagnetismo ( a lei de Ampère), realizou várias experiências que permitiram desenvolver a teoria matemática dos fenômenos eletromagnéticos já observados e a previsão de outros fenômenos. Foi a primeira pessoa a utilizar técnicas de medidas elétricas, tendo construído um instrumento que foi o precursor dos aparelhos de medida hoje conhecidos.

Georg Simon Ohm (1787-1854)

Nascido na Bavária, o físico alemão Ohm iniciou sua carreira científica como professor de Matemática no Colégio dos jesuítas, em Colônia. Em 1827 publicou o resultado de seu trabalho mais importante em um folheto: "O Circuito galvânico examinado matematicamente". Nesta publicação ele apresentava a lei sobre a resistência dos condutores, que mais tarde foi denominada lei de Ohm. Embora estes estudos tenham sido uma colaboração importante na teoria dos circuitos elétricos e suas aplicações, na época eles foram recebidos com frieza pela comunidade científica. Este fato levou Ohom a ser demitir do cargo que ocupava em Colônia. Em 1833, entretanto, elereitegrou nas atividades cientificas aceitando um cargo na Escola Politécnica de Nuremberg. Seu trabalho foi finalmente reconhecido, tendo, então, recebido uma medalha da Real Sociedade de Londres.

0 comentários:

Total de visualizações de página

Marcadores