O Papel da literatura


A humanidade manifesta-se em diversas formas de expressão artistica, como literatura, dança, pintura, escultura, arquitetura, cinema.

Qualquer expressão artistica faz aflorar os sentimentos. Angústias, paixões , raiva e medo não escapam ao pincel ou à caneta do artista. Nesse sentido, a arte é o retrato social de uma época e permite recobrar a maneira como o artista vivenciou certa experiência. Resgata, ainda, o conjunto de influências ao qual ele estava submetido, que remete a um determinado contexto histórico, social, politico, econômico, filosófico ou religioso.

Pela literatura o leitor entra em contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pela humanidade.

A obra literária conduz o homen ao universo das indagações, despertando o conhecimento. Possui uma capacidade infinita de encantamento e sedução, além de uma força criadora que inspira o levantamento das conquistas individuais e sociais, interpretadas sob o dominio da arte. Ao longo dos séculos, a literatura tem se mostrado a mais poderosa forma de expressão.

Figura1. È impossivel olhar a tela Guernica (pintada por Pablo Picasso, para representar a Guerra Civil Espanhola) e desconsiderar o que transcende à retratação de um momento histórico. Nela, não podem ser negados os horrores da guerra.
Obesevação

O mestre Massaud Moisés definiu: "Literatura é a expressão dos conteúdos da ficção, ou da imaginação, por meio de palavras de sentido múltiplo e pessoal. Ou, mais sucintamente, literatura é ficção".

0 comentários:

Total de visualizações de página

Marcadores