As três leis de Isaac Newton


Quem é vestibulando não pode deixar de saber as três leis de Isaac Newton, porque elas são muito aplicadas na fisica mecanica. Publicadas no ano de 1687, leis que explicam varios movimentos e fenomenos presente na natureza, realmente era um genio da época, ai vai as três leis de Isaac Newton.



Primeira Lei (Inercia): Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.

 Em outras palavras, um corpo em movimento tende a ficar em movimento, ou um corpo parada tende a ficar parada,  

Exemplo: quando voce tá de pé no onibus e, ele começa a andar voce então toma um tranco, esse tranco é chamado de inercia, é a tendencia de seu corpo ficar parado, a menos que seja forçado a mudar.


Segunda Lei (Principio fundamental da dinâmica): A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.

Em outras palavras isso quer dizer que F = m.a (Força é Massa Vezes Aceleração) o produto da massa de determinado corpo e sua aceleração é igual a sua força.

Exemplo: Imagine um carro, esse carro está com uma aceleração de 10 m/s², não confundir aceleração com velocidade, e uma massa de 500 Kilograma, multiplicando 500 x 10 voce terá o resultado de 5000 N (N = Newtons Unidade de Força).

 Terceira Lei (Ação e Reação): A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.

A força que A exerce em B e a correspondente força que B exerce em A constituem o par ação-reação dessa interação de contato (colisão). Essas forças possuem mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos.

 Exemplo: Quando voce toma uma porrada, a intensidade da força exercida pela mão sobre seu rosto é a mesma que seu rosto exerce sobre a mão do individuo, mas quem se machuca é voce, porque seu rosto é mais fragil.


Outro Exemplo: quando voce bate de frente com uma parede, voce exerce uma força sobre ela e, a mesma intensidade de força que voce exerceu sobre a parede a parede exerce sobre voce, tanto que, voce chega volta pra tras.




Essas são as trê Leis de Newton muito importantes para quem quer passar no vestibular.

0 comentários:

Total de visualizações de página

Marcadores